Ar Condicionado Caseiro

Por Lenovo Brasil - - Doers Projects
Ar Condicionado Caseiro

Pensando no calor que a primavera vai nos trazer a partir do dia 21 deste mês, publicamos ao longo da última semana um passo a passo de como fabricar um Ar Condicionado Caseiro. Contamos com a colaboração do #doer Artur Smania, que colocou a mão na massa e replicou este projeto de seu canal Loucos Por Ciência, no Youtube, aqui pra gente.

Ele mostrou, de maneira bem detalhada, quais itens são necessários e ainda nos ajudou a tirar as dúvidas que surgiram ao longo do processo. Para não esquecer nenhum detalhe, reunimos abaixo todos os quatro passos da montagem, além de incluir as dúvidas dos #doers que entraram em contato pelo Instagram e Facebook. Vamos lá!

DIY, Ar condicionado, calor, verão, quente, refrescante, hand made

Preparação:

Nessa primeira parte, vamos separar o material necessário para construir o Ar Condicionado Caseiro. Serão necessários apenas nove itens facilmente encontrados em qualquer papelaria – com o bônus de que você vai se refrescar com dois sorvetes, já que os potes vazios também serão usados no projeto.

Material:
- 2 potes de sorvete vazio;
- 1 cooler de computador com fios de ligação (12v);
- 1 fonte de 9v (ou 1 bateria de pelo menos 6v);
- 1 pistola para cola quente e alguns bastões;
- 1 caneta que escreve em CD;
- 1 tesoura ou estilete;
- 1 durex;
- 1 forma com gelo pronto.

DIY, Ar condicionado, calor, verão, quente, refrescante, hand made

Passo 1:

Depois de separar os itens, vem a parte mais legal: a montagem! Primeiro, vamos fazer uma abertura no pote de sorvete para podermos encaixar o cooler. Pra que não haja erro na hora de cortar o recipiente, posicione o cooler de forma centralizada na lateral do pote e segure ele firmemente.

Agora, marque o contorno dele com a caneta, como podemos ver na figura 1 da imagem logo abaixo. Em seguida, corte com bastante cuidado o local marcado utilizando a tesoura ou o estilete, exatamente como na figura 2. Depois, encaixe o cooler no buraco formado – Figura 3 – de modo que a corrente de ar seja deslocada de dentro para fora do pote. Feito isso, é hora de fixá-lo usando a cola quente – figura 4. Vale lembrar que esse é o pote que ficará na parte inferior do Ar Condicionado Caseiro, por isso vamos chamá-lo de pote 1.

DIY, Ar condicionado, calor, verão, quente, refrescante, hand made

Passo 2:

Esse é o momento de cortar o pote 2, que ficará sobre o pote 1. Dica!: o segredo aqui é imaginar uma linha bem na metade horizontal do fundo do pote para que possamos marcar alguns quadrados somente de um dos lados utilizando a caneta. O ideal é que o tamanho deles seja menor do que as pedras de gelo que você utilizar, já que a intenção é que apenas o ar gelado passe por ali. Assim, vamos conseguir manter as pedras de gelo por mais tempo no pote superior.

Depois, corte os quadrados com tesoura ou estilete pra formar os buracos. Feito isso, encaixe o pote 2 em cima do pote 1. Dica!: o espaço do fundo do pote 2 em que estão os buracos deve ficar do lado oposto ao do pote 1 em que o cooler estiver instalado. Assim, evitamos que o gelo derretido caia em cima da ventoinha, o que provocaria a queima do mecanismo. Essa foi por pouco, hein? Ufa! Finalmente, faça os últimos ajustes ao encaixar o pote 2 sobre o pote 1 e fixe eles com a cola quente.

DIY, Ar condicionado, calor, verão, quente, refrescante, hand made

Passo 3:

Nesta terceira etapa é preciso ter um pouco mais de cuidado já que vamos fazer uma ligação elétrica. Primeiro, pegue o cooler e desencape a ponta dos fios utilizando o estilete ou uma tesoura. Faça com cuidado e aplique pouca força para evitar que o fio acabe sendo atorado durante esse processo. Depois, coloque um fio dentro do plug da fonte e encoste o outro no contorno metálico. Agora, basta fixá-los com durex.

DIY, Ar condicionado, calor, verão, quente, refrescante, hand made

Passo 4:

Este é o momento de abastecer seu Ar Condicionado Caseiro. Adicione as pedras de gelo no pote de sorvete 1, coloque a tampa, e então ligue a fonte na tomada. Pronto! :)

 

Ao longo da semana alguns #doers ficaram com algumas dúvidas sobre o processo de construção do Ar Condicionado Caseiro. Por isso, separamos elas logo abaixo:

- Para onde vai a água quando o gelo derreter? A água vai passar pelos espaços que criamos no fundo do pote 2, o que fica em cima. Ela vai pingar diretamente no pote de baixo.

- Mas a água pingando no pote de baixo não queima o cooler? Não, porque os espaços por onde ela vai cair deverão estar no lado oposto ao do cooler. Ou seja, ela não vai cair em cima do mecanismo da ventoinha.

- A água acumulada no pote de baixo não tem para onde escoar. Posso adaptar o projeto? É claro! Você pode fazer uma adaptação e colocar uma mangueira no pote de baixo, como se fosse um ar condicionado comum. Inclusive, se você fizer isso, envie umas fotos pra gente ver como ficou! ;)

- O ar vai ser quente ou frio? A intenção é que o ar seja frio, já que vamos utilizar gelo. Mas caso um #doer descubra como criar um ar condicionado caseiro com ar quente, entre em contato!

- A cola quente pode ser substituída por silicone? Não chegamos a testar como seria se utilizássemos silicone para segurar as peças, mas quem sabe funciona? Alguém a fim de testar e contar pra gente? ;)

- Quantos graus o Ar Condicionado Caseiro consegue diminuir? Como esse é um projeto artesanal, vai depender bastante da temperatura e da umidade do ambiente. Mas com certeza ele vai ajudar a refrescar a sua primavera e, quem sabe, até o seu verão.

Artigos Relacionados
© 2013 Lenovo. Todos os direitos reservados.