Como montar um Minirrobô?

Por Lenovo Brasil - - Doers Projects
Como montar um Minirrobô?

Como você já deve ter percebido, a #Techrecipes é a nossa série de projetos DIY. A gente busca apresentar projetos simples e que possam ser desenvolvidos por quem está a fim de se aproximar de temas como robótica e eletrônica. Nesta segunda edição, contamos com a contribuição do #DOER Daniel Basconcello Filho, do site Robotizando. Ao longo da última semana, resolvemos fazer a nossa versão de um projeto livre e que pode ser desenvolvido por qualquer pessoa chamado Robot Brush, e o batizamos de Minirrobô. Agora, para acabar com as dúvidas que possam ter ficado com o pessoal que também tentou reproduzir o projeto, vamos colocar abaixo o passo-a-passo completo de como construir esse projeto. Vamos lá!

Maker, DOER, DIY, do it yourself

Preparação:

Pra desenvolver esse projeto, você vai usar maneiras facilmente encontrados dentro da sua casa. São apenas oito ítens, e você ainda vai finalmente trocar aquela sua escova de dente velha por uma nova, além de dar utilidade praquele dumbphone que está esquecido em alguma gaveta.

Material:

- 1 escova de dentes;
- 1 pilha AAA 1,5V;
- 1 motor de vibra call (comprado em lojas de eletrônico);
- 1 fita dupla face;
- 1 arame rígido;
- 1 alicate;
- 1 tesoura;
- 1 caneta que escreve em CD

Maker, DOER, DIY, do it yourself

Passo 1:

Tudo pronto? Agora vamos finalmente colocar a mão na massa.Primeiro, corte o cabo da escova de dentes e cole um pedaço de fita dupla face em cima dele, como na imagem nº1. Depois corte 2 pedaços de arame rígido com 8cm cada. Com um pedaço, faça dois pés em cada extremidade e fixe no cabo da escova, de acordo com a imagem nº2. Com o outro, dobre cada extremidade e posicione também de acordo com a imagem. Fixe ambos os pedaços com mais uma camada de fita dupla face. Finalmente, desencape a ponta dos 2 fios do motor de vibra call e posicione-o em cima de tudo, tomando o cuidado de deixar os fios virados pra parte traseira do cabo e de não colar a parte móvel do motor, exatamente como na imagem nº3:

Maker, DOER, DIY, do it yourself

Pra que você consiga visualizar melhor ainda o processo, segue abaixo um vídeo pra complementar:

Passo 2:

Nesta segunda etapa, vamos adicionar o “combustível” do nosso minirrobô. Fixe a pilha AAA 1,5V na parte traseira do cabo da escova e enrole os 2 fios do motor de vibra call de forma que a extremidade de cada fio fique encostada em um dos polos da pilha. Fixe um dos fios num dos polos com um pedaço de fita dupla face. No outro lado faça a mesma coisa, porém enrole a ponta do pedaço de fita dupla face. Desta forma, este lado fará o papel de uma chave liga/desliga.

Maker, DOER, DIY, do it yourself

Se estiver com dificuldade em alguma parte, o vídeo abaixo pode lhe ajudar:

Passo 3:

Pronto! Agora que o Minirrobô está vivo e andando de um lado pro outro, é hora de libertar ainda mais a criatividade e transformá-lo em algo ainda mais diferente. Use a sua imaginação pra deixá-lo de um jeito bem legal. Criamos três versões diferentes:

Versão1:

Você pode usar a fita dupla face pra fazer dois olhos nele. É só desenhar com a caneta um olho em cada pedaço de fita e colá-los em cada extremidade do arame rígido dobrado:

Maker, DOER, DIY, do it yourself

Outra ideia que tivemos foi dar vida nova a um carrinho de brinquedo que estava por aqui. Abrimos, desmontamos, colocamos em cima de nosso Minirrobô como uma bolha de autorama e olha só:

Maker, DOER, DIY, do it yourself

Por último, pegamos uma latinha de refrigerante que iria pro lixo e demos à ela uma utilidade bem mais interessante. Modelamos como se fosse a carenagem de um protótipo de corrida, com o aerofólio e tudo:

Maker, DOER, DIY, do it yourself

Pra finalizar, um vídeo do protótipo fazendo drift!

E aí, conseguiu fazer a sua versão do Minirrobô? :)

Artigos Relacionados