Da simples primeira sede até a liderança do mercado de PCs

Por Gizmodo Brasil - - Guest Post
Da simples primeira sede até a liderança do mercado de PCs

00_artigo_gizmodo

Essa foto que reproduzimos logo abaixo é a primeira sede da Lenovo na China.

lenovo sede 1

 

Toda a trajetória começou em 1984, quando o fundador da Lenovo, Liu Chuanzhi, começou um novo negócio de informática, cujo trajeto ele não sabia exatamente onde iria dar. Se trocar 1984 pelos tempos atuais, e informática por tecnologia, teremos o atual conceito de startup – não essas pequeninas empresas de tecnologia que investem em um negócio com retorno incerto, mas, naqueles idos do final do século 20, era uma coisa inovadora e fora do comum.

Chuanzhi tinha US$ 25 mil dólares de investimento semente (aquele que começa a empresa) e a ajuda de dez colegas quando abriu a então chamada Academia Chinesa de Ciências, Instituto de Pesquisa em Tecnologia da Computação e Desenvolvimento de Novas Tecnologias que, depois, se chamaria Lianxiang e que ocidentalmente conhecemos como Lenovo.

Não havia ninguém com experiência em negócios e muito menos se sabia como comercializar tecnologia, mas um cartão que traduzia os PCs estrangeiros para o mandarim foi o suficiente para começar.

O presidente da Lenovo, Yuanqing Yang, chegou a entregar computadores de bicicleta no começo da carreira: “Quando entrei pela primeira vez na Lenovo, nosso sonho era se tornar o número 1… na China. Conseguimos esse objetivo em 1997 e, em seguida, definimos nossa visão sobre como nos tornarmos a empresa líder de PC do mundo.”

Claro que muitas águas rolaram por esse longo rio, mas, em 2005, a Lenovo comprou a divisão de computadores pessoais da IBM e assumiu a marca ThinkPad, que continua nos computadores da companhia até então. Aqui, aliás, vale colocar uma comparação entre um dos primeiros ThinkPads e o último, o Yoga 11s, em vídeo, só para sacar a evolução tecnológica com os seus próprios olhos.

1995

2013

 

Agora, a Lenovo chegou ao posto de companhia líder em vendas de computadores pessoais. São quase 30 anos de existência que trazem desafios maiores: tornar-se líder mundial na era pós-PC, com foco em smartphones, conversíveis, tablets, armazenamento e servidores.

 

F164914284

 

O plano, segundo os executivos da empresa, é sonhar grande, mas com a humildade necessária. Aliás, a mensagem que fica é essa: nunca desista dos seus sonhos, mas saiba quem o ajudou a chegar até aí. Acredite neles com toda a força e fé. Mesmo que você comece em uma casinha de sapê, entregando seus produtos de bicicleta. Porque um dia, depois de anos de trabalho, você pode olhar adiante e saber que se tornou o maior do mundo.

 

Artigos Relacionados
© 2013 Lenovo. Todos os direitos reservados.