HANDS ON: ONEKEY RECOVERY — COMO RESTAURAR SEU SISTEMA?

Por Mário Nagano - - Novidades
HANDS ON: ONEKEY RECOVERY — COMO RESTAURAR SEU SISTEMA?

Alguns posts atrás, ensinamos como fazer uma cópia de segurança do sistema utilizando o OneKey Recovery, um elaborado utilitário de backup/recuperação de dados disponível nos computadores Lenovo.

A principal função do utilitário é proteger os dados contidos no seu disco rígido de eventuais perdas causadas por motivos diversos, como a instalação ou desinstalação mal-sucedida de um programa, ataque de virus ou qualquer outra coisa que possa levar a perda/corrupção de dados contidos no computador.

Mas antes de nos aprofundarmos neste assunto, vale a pena explicar que o OneKey Recovery armazena seus backups de duas maneiras: dentro do próprio HD, ou em outras mídias como discos externos com porta USB, DVD-R/RW, etc.

No caso do IdeaPad Z470, ele já sai de fábrica com uma cópia do sistema original gravado numa partição oculta do seu disco – que pode ser usada a qualquer momento para fazer com que o sistema retorne para o padrão original de fábrica, o que pode ser útil caso o seu dono deseje “recomeçar do zero” ou “limpar a máquina” para passá-lo para outro usuário.

Esse procedimento é feito da seguinte maneira:

- Com o computador desligado e com a unidade de DVD vazia, pressione o botão OneKey Recovery cuja posição e formato pode variar de modelo para modelo, mas no geral ele é facilmente reconhecido pelo seu ícone de seta na forma de arco.

Isso fará com que o computador ligue mas, ao invés de carregar o sistema usual, ele carrega um sistema operacional alternativo com o Lenovo OneKey Rescue System.

Sua tela inicial terá três opções: o OneKey Antivírus, que executa uma versão especial do McAfee Security Center e é capaz de varrer o disco a procura de infecções…

… e o OneKey Recovery propriamente dito.

- A terceira opção (Configuração do Sistema) permite configurar a rede local e as senhas do sistema.

Ao selecionar o OneKey Recovery, o usuário pode optar por duas alternativas:

- Restaurar o backup inicial que reinstala o sistema operacional (contido na partição oculta), fazendo com que o computador retorne ao estado original de fábrica…

- Ou Restaurar o backup do usuário que, como o próprio nome sugere, recupera uma cópia do sistema do usuário — incluindo aqueles programas instalados e arquivos criados pelo mesmo que estavam armazenados no disco D:

Mas para isso é necessário que esse backup tenha sido criado antes pelo usuário utilizando a opção Backup do Sistema do utilitário OneKey Recovery 7.0 — só que rodando dentro do Windows.

Independente da escolha, o OneKey Recovery apresenta um resumo da operação que será executada e pede a confirmação do usuário. Além disso, ele alerta que o computador não deve ser desligado durante a restauração, já que isso pode arruinar o procedimento.

No caso de portáteis, também é recomendado que o mesmo esteja ligado na tomada para evitar interrupções por falta de energia.

E se tudo acontecer de acordo com o esperado, a recuperação do sistema tem início e pode levar algum tempo…

… até o OneKey informar que o mesmo foi bem sucedido.

Daí o usuário pode optar por desligar o computador ou reiniciar o sistema.

Como podemos ver, o procedimento em si é bastante simples, porém ele tem um problema bastante sério na sua concepção, já que ele depende da idéia de que tanto o backup do sistema original quanto o do usuário estão seguros e íntegros dento do disco o que, de um certo modo, lembra aquela estória de colocar todos os ovos numa mesma cesta; ou seja, no caso de algum acidente, corre-se o risco de perder tudo.

Assim, uma boa pedida seria também criar discos de backup, e para recuperá-los o procedimento é um pouco diferente, já que não precisamos pressionar o botão OneKey Recovery.

No caso do modelo Z470, antes de mais nada é preciso entrar na BIOS do computador (ligue o computador e mantenha pressionado a tecla F2) e configure a opção de Boot Priority Order para que o primeiro dispositivo a ser acessado seja a unidade de CD/DVD (IDE CD) e não o disco rígido (IDE HDD):

Feito isso, insira o primeiro disco de backup na unidade de CD/DVD, saia da BIOS pressionando a tecla F10 e reinicie o sistema.

Se tudo acontecer de acordo com o esperado, o OneKey Recovery será carregado do CD/DVD:

Ao clicar na opção Iniciar, o resto do procedimento é praticamente o mesmo…

… com exceção de algumas pausas para a troca dos discos de recuperação:

Um detalhe importante que deve ser dito é que o OneKey Recovery não é compatível com alguns procedimentos do Backup e Restauração do Windows 7 – mais exatamente a opção de Criar uma Imagem do Sistema.

Isso porque, ao recuperar o sistema com essa ferramenta, corre-se o risco dele destruir algumas modificações feitas pelo OneKey Recovery no procedimento de inicialização, o que faz com que ele deixe de funcionar mais ao ligar o computador.

Assim, nossa recomendação é que entre usar um produto ou outro, o usuário dê preferência ao OneKey Recovery, já que este realiza praticamente as mesmas tarefas do backup do Windows.

Fora isso, também aconselhamos que o usuário crie vários discos de recuperação do sistema original de fábrica, garantindo assim que o mesmo não se perca no caso de algum desastre.

Artigos Relacionados
© 2013 Lenovo. Todos os direitos reservados.