Lenovo na IFA 2013

Por Mário Nagano - - Destaque
Lenovo na IFA 2013

 Notebook, Smartphone, Tablet, Lenovo, tecnologia, mobilidadePara quem nunca foi apresentado, a IFA é uma grande feira de eletrônicos de consumo que acontece anualmente em Berlin, na Alemanha. Ela lembra muito a CES, dos EUA, e até por causa disso muitos big players da indústria aproveitam esse evento para anunciar suas novidades não apenas para o mercado europeu, mas também para o resto do mundo. Como um dos maiores fabricantes de PCs do planeta, a Lenovo não ia ficar fora dessa, né?

No segmento de consumo, um dos lançamentos mais interessantes é o Vibe X, um smartphone com Android 4.2 de apenas 6,9 mm de espessura e 121 gramas de peso. A tela LCD IPS de 5″ Full HD (1.920 x 1080), cuja densidade de pontos é de 440 PPI (pontos por polegada), é protegida por uma camada de vidro Corning Gorilla Glass.

Ele usa um processador Mediatek MTK 6589T de 1,5GHz quad-core, 2 GB de RAM e apresenta 16 GB de armazenamento interno. Destaque para sua câmera frontal de 5 MP e traseira de 13 MP.

Notebook, Smartphone, Tablet, Lenovo, tecnologia, mobilidade

 Também faz parte dessa linha o S5000 Tablet, um modelo com tela de 7 polegadas com resolução nativa de 1.280 x 800 pixels. Ele também vem equipado com um processador MediaTek MTK 8389 quad-core de 1,2 GHz, 1 GB de RAM e 16 GB de armazenamento interno, além de rodar Android 4.2. Sua câmera frontal tem 1.6 MP e a traseira 5.0 MP. O formato apresenta apenas 7,9 mm de espessura e 246 gramas de peso.

Notebook, Smartphone, Tablet, Lenovo, tecnologia, mobilidade

No segmento de notebooks a Lenovo avança ainda mais no conceito de PCs “multi-modo”, introduzindo novos modelos conversíveis e um novo conceito que poderíamos chamar de “semi-conversível” ou FLEX.

Notebook, Smartphone, Tablet, Lenovo, tecnologia, mobilidade

Como assim? O conceito do FLEX pode até parecer com o do Yoga, mas seu teclado não gira 360 graus. Ou seja, ele para no meio do caminho – aproximadamente a 300 graus – entrando assim num modo “porta-retrato” (ou stand), facilitando seu uso como reprodutor de mídia e/ou tablet sobre uma mesa.

Notebook, Smartphone, Tablet, Lenovo, tecnologia, mobilidade

E por que não gira 360 graus como o Yoga? Tecnicamente falando, o sistema FLEX é bem mais simples que o do Yoga (baseado numa dobradiça biarticulada), o que significa que a empresa pode oferecer um produto “semi-conversível” por um preço próximo ao de um notebook/Ultrabook de linha que não apresenta esse recurso. De fato, esse conceito é tão simples e bacana que não duvidaria que os próximos modelos da casa adotem esse formato em seus futuros lançamentos.

Fora isso, a empresa também anunciou o FLEX 20, uma versão menor do imenso Lenovo Horizon de 27″ mostrado na CES de 2013. Apresentando conceito semelhante, ele possui um suporte tipo porta-retrato que permite colocá-lo de pé, inclinado ou até mesmo tombado sobre uma mesa. Assim, é possível usá-lo como um All-in-One, terminal de consultas, reprodutor de mídia e também como uma central de entretenimento, já que é possível usar diversos acessórios como joysticks, peões ou dados que interagem com a tela como se fosse um tabuleiro eletrônico.

Notebook, Smartphone, Tablet, Lenovo, tecnologia, mobilidade

Já no segmento mainstream, destaque para o novo Yoga, ou mais exatamente o IdeaPad Yoga 2 Pro, agora equipado com uma tela de 13,3″ tipo “retina” com resolução de 3.200 x 1.800 pixels e processador Intel Core ix de quarta geração codinome Haswell:

 Notebook, Smartphone, Tablet, Lenovo, tecnologia, mobilidade

Mas para mim a grande surpresa foi o anúncio do ThinkPad Yoga, um modelo com tela de 12,5 polegadas com resolução nativa de 1.366 x 768 ou 1.920 x 1.080 pixels, conector Onelink Dock (que já vimos em http://goo.gl/8w2rSR), recursos de segurança, NFC e tudo aquilo que o mundo corporativo adora.

Notebook, Smartphone, Tablet

E como os designers do ThinkPad nunca dão ponto sem nó, alguns leitores devem lembrar que no  review do IdeaPad Yoga original (http://goo.gl/IZRJK9) falei sobre minha preocupação com o fato de que no modo stand/porta-retrato do Yoga, se o teclado encostar numa superfície mais áspera (como uma mesa de concreto de um parque, em cima de um muro ou mesmo no chão) ele pode riscar:

 Notebook, Smartphone, Tablet, Lenovo, tecnologia, mobilidade

Pelo visto, tudo leva a crer que o pessoal da Lenovo também percebeu esse “risco” e implementou no ThinkPad Yoga um novo mecanismo batizado de “Lift and Lock” que recolhe as teclas no modo tablet, minimizando assim esse problema.

 Notebook, Smartphone, Tablet, Lenovo, tecnologia, mobilidade

Legal, né?
A IFA 2013 acontece em Berlin, na Alemanha, entre os dias 6 e 11 de setembro.

Artigos Relacionados
© 2013 Lenovo. Todos os direitos reservados.